top of page
Buscar
Foto do escritorConteúdos Católicos

Devoção à Sagrada Face de Jesus

Atualizado: 13 de ago. de 2023



Sagrada Face de Jesus tem por base a Face de Jesus impressa milagrosamente no Santo

Sudário de Turim (pano que cobriu o corpo ensanguentado de Cristo quando Seu Corpo foi colocado no Santo Sepulcro após a crucificação). O papa emérito Bento XVI, visitou a Itália para venerar a Véu de Verônica na cidade de Manoppello, em setembro de 2006 (Verônica, foi a piedosa mulher que enxugou o rosto de Cristo quando este carregava a cruz; ao enxugar o rosto de Cristo ensanguentado, Sua Face ficou impressa no pano). Esta atitude de Bento XVI confirmou ao mundo o desejo de Cristo de que Sua Face seja honrada, venerada e reparada pela Igreja e por todo o mundo. O véu de Verônica e o Santo Sudário nos revelam, em uma linha temporal as dores na face de Cristo; o de Verónica, durante o

caminho do Calvário. O do Sudário, no sepulcro. No Sudário, a Face de Cristo está ainda mais chagada, pois, do caminho do calvário até a Crucificação, Jesus ainda sofreu muitas outras chagas em Sua Face.


Jesus revelou a vários santos o Seu desejo de que Sua Face seja mais honrada pela Igreja, a

exemplo de Santa Gertrudes. Aos 5 anos, Gertrudes foi levada para o convento de algumas freiras fervorosas e lá teve como mestra Santa Matilde de Helfta. Santa Gertrudes foi uma grande Mística que teve muitas revelações. Incluindo visões sobre a Sagrada Face. Esta uma das visões dela sobre a Face Sagrada:


««Na hora Terça, Jesus Cristo apareceu a Santa Gertrudes, amarrado a um pilar entre dois carrascos.

Um deles rasgou a pele do Senhor com espinhos e o outro O feriu com um chicote cheio de grandes nós.

Ambos golpeavam o rosto do Senhor, que estava tão desfigurado, que o coração de Santa Gertrudes se derreteu de compaixão.

Nem podia conter as lágrimas sempre que recordava aquele triste espetáculo.

Ninguém na terra havia sito tão cruelmente maltratado quanto seu amado Senhor Jesus. Até mesmo a pupila do olho de Jesus estava rasgada e inflamada, tanto pelos espinhos quanto pelos golpes do flagelo. Santa Gertrudes viu também que cada vez que o Senhor virava Seu Rosto de um lado para o outro, mais os carrascos O agrediam furiosamente. Ele então voltou Sua Face para Santa Gertrudes e exclamou:


«Você não leu o que está escrito sobre Mim?» «Nós pensamos Nele como se fosse um

leproso» (profeta Isaías). «Um desses executores representa os leigos, que ofendem a Deus

abertamente, agredindo-O com espinhos. O outro representa os religiosos que O atacam ainda mais com cordões amarrados de pecados secretos.» «Mas ambos ofendem a Face e ultrajam o próprio Deus do céu».


A Santa respondeu: «Ai, Senhor! Que remédio podemos encontrar para aliviar as dores

agonizantes de Teu Divino Rosto?» O Senhor respondeu: «O remédio mais eficaz e terno que você pode preparar para Mim, é meditar amorosamente na Minha Paixão e orar caridosamente pela conversão dos pecadores.»


Jesus faz uma promessa concreta para as pessoas que «defenderão minha causa

(propagarem a devoção à Sagrada Face) com discurso, oração ou escrita». «Eu também os

defenderei contra Satanás e lhes concederei favores especiais», garante Jesus.»»


Outra santa para qual Jesus também revelou a devoção à Sagrada Face foi a Irmã Maria

Pierina di Michelli, uma freira santa, beatificada. Foi privilegiada com muitas visões de Nossa Senhora e do próprio Jesus para espalhar a devoção à Sagrada Face em reparação dos muitos insultos que Jesus sofreu em Sua Paixão, e sofre ainda nos dias de hoje. Quando noviça, obteve a licença de fazer a adoração noturna, e quando na noite de Quinta-Feira Santa (durante a Semana Santa) estava rezando diante do Crucificado, escutou as palavras:


«Beija-Me!». Irmã Maria Pierina obedeceu sem demora, e seus lábios, em vez de passar sobre uma face de gesso, sentiram viva a Face de Jesus. O coração abalado com o sofrimento de Jesus, sentiu o desejo de reparar os ultrajes que Ele recebera na Sagrada

Face e que continua a receber cada dia no SANTÍSSIMO SACRAMENTO.


Jesus Cristo pediu novamente à consagrada que fizesse uma hora de oração em reparação

Sagrada Face toda Terça-Feira.


Surgimento desta história de amor da santa Irmã Pierina com a Sagrada Face de Jesus:


««Desde criança Irmã Pierina praticava atos de reparação, os quais aos poucos, a levara a uma imolação completa de si mesma.


Em Carta ao Papa Pio XII, em 1943, por ocasião de uma visita ao trono de Pedro, Irmã Maria

Pierina escrevera:


«Eu tinha doze anos quando, na Sexta-Feira Santa (sexta-feira da Paixão), esperava em minha paróquia a minha vez de beijar o crucifixo, e ouço uma voz distinta que diz: «Ninguém me dá um beijo de amor no rosto, para reparar o beijo de Judas?». Acreditei, na minha inocência de menina, que todos ouvissem a voz, e fiquei com muita pena vendo que continuavam a beijar as chagas e que ninguém pensava em beijá-lo no Rosto. «Eu darei o beijo de amor, Jesus, tenha paciência». Na minha vez, apliquei-lhe um forte beijo no Rosto, com todo o ardor do meu coração. Eu estava feliz, acreditando que Jesus, agora contente, não sofreria mais aquela pena.»»


Assim a conta, na carta a Pio XII: «Em 31 de maio de 1938, quando rezava na capelinha de

meu noviciado, uma Bela Senhora (Nossa Senhora) se apresentou a mim: tinha nas mãos um

escapulário formado por duas flanelinhas brancas, unidas por um cordão. Em uma estava a imagem da Sagrada Face de Jesus e a frase: "llumina Domine Vultum Tuum super nos" (Fazei resplandecer Sua Face sobre nós) e na outra uma Hóstia circundada por raios e com a frase: "Mane nobiscum Domine" (Fica connosco Senhor). Nossa Senhora disse:


«Este escapulário é uma arma de defesa, um escudo de fortaleza, uma promessa de amor e de misericórdia que Jesus quer oferecer ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra Deus e a Igreja. Estendem-se redes diabólicas para fé dos corações, o mal se expande, os verdadeiros apóstolos são poucos, é necessário um remédio divino e este remédio é o Santo Rosto de Jesus. Todos aqueles que usarem um escapulário como este e, podendo, fizerem toda terça-feira uma visita ao Santíssimo Sacramento para reparar os ultrajes que recebeu o Santo Rosto durante a Sua Paixão e que recebe todos os dias no sacramento eucarístico, serão fortalecidos na fé, estarão prontos a defendê-la e a superar

todas as dificuldades internas e externas, e ainda terão uma morte serena sob o olhar amável do meu Divino Filho».


Quanto à Medalha da Sagrada Face que pode-se substituir o Escapulário da Sagrada Face, Nossa Senhora disse à Irmã Pierina:


«Minha filha, não se preocupe, pois, o Escapulário é substituído pela Medalha com todas as promessas e favores. Só resta difundi-la mais ainda. Ora, interessa-me muito a festa da Sagrada Face de meu Filho».


O dia da Sagrada Face de Jesus: No dia 10 de Janeiro de 1959, a Congregação para os Ritos em Roma, com a aprovação do Papa João XXIII, concedeu aos Bispos e Sacerdotes do mundo inteiro, comemorar o dia da Sagrada Face de Jesus na Terça-feira de carnaval.


Durante a oração noturna da primeira Sexta-feira da quaresma em 1936, JESUS, depois de

haver feito Irmã Pierina participante das dores da agonia do Getsémani, disse-lhe, mostrando Sua Face coberta de sangue e tomada de grande tristeza:


«Quero que MINHA FACE, que reflete a Minha íntima aflição de meu ânimo, a dor de Meu coração, seja mais honrada».

«QUEM ME CONTEMPLA, ME CONSOLA». (Almas generosas, contemplai a Face de Jesus).


Jesus tomou a dizer-lhe: «Cada vez que se contemplar Minha face, derramarei Meu Amor

nos corações, e por meio de minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas».


Na primeira terça-feira (1937) depois de ter sido instruída na devoção da Sagrada Face,

conforme ela escreveu, Jesus lhe disse: «Pode ser que algumas almas receiem, que a devoção e o culto da Minha Face venha a diminuir a do Meu Coração. Diga-lhes, que ao contrário, será completada e aumentada. Contemplando a Minha Face, as almas participarão das Minhas dores e sentirão a necessidade de amar e reparar. Pois não é esta a verdadeira devoção ao Meu Coração?»


Outras palavras de Jesus e de Nossa Senhora sobre a Sagrada Face:


«Minha querida filha, eu quero que você faça uma divulgação muito ampla de minha

Imagem. Eu quero ir a todos os lares e converter os corações mais endurecidos. Fale a todos da minha misericórdia e meu amor infinito. Eu vou te ajudar a encontrar novos apóstolos. Eles serão os meus novos eleitos, os amados do meu Coração onde terão um lugar especial. Eu abençoarei suas famílias e me substituirei para dirigir seus negócios. Eu quero que a minha Divina Face fale aos corações de todos e que a minha Imagem seja impressa no coração e na alma de cada cristão para brilhar o esplendor divino, pois agora eles estão marcados pelo pecado. Pela minha Sagrada Face o mundo vai ser salvo.» (Jesus à Serva de Deus Maria Concetta Pantusa -1894 a 1953).


«Aqueles que venerarem a minha Santa Face em espírito de reparação, serão tão gratos

por mim como fui à Santa Verónica. Eles farão uma generosidade igual à dela e gravarei os Meus Traços Divinos em suas almas. Eu lhes darei a Minha Face adorável.» (Jesus à Maria de São Pedro -1846).


«Um remédio divino é necessário. E esse remédio é a Sagrada Face de Jesus. Peçam

tudo olhando para a Sagrada Face de Jesus.» (Nossa Senhora disse a Maria Pierina di Michelli -1890 a 1945).


«Glorifica-Me, desejando-Me. (...) Contempla-Me com o espírito, contempla-Me com o

coração, contempla-Me com a alma. Eu dei-te o carisma de Me reconheceres; por isso, usa-o.

Olha para Mim e sorri-Me: sorri-Me com amor; repara por aquelas almas que não Me sorriem nunca, mas vem a Mim só pelos seus interesses.» (p. 311, volume II, de A Verdadeira Vida em Deus em 23 de outubro de 1988).


«Quero muitas almas que me consolem, muitas almas, muitas almas!» (Jesus, 12 de junho

de 1942).


«Desejo que faças uma grande difusão de minha Imagem. Quero entrar em cada família e

converter os corações mais duros. Leva-Me aos hospitais, às casas de caridade, às escolas e aos asilos, e fala a todos de meu amor, que é infinito. Eu te ajudarei a encontrar novos apóstolos. Eles serão meus eleitos, e como prediletos terão um lugar especial em meu coração. Suas famílias serão abençoadas, como também seus múltiplos afazeres. Cumprir-se-á o que disse no Santo Evangelho: será concedido tudo a quem em primeiro lugar procurar o Reino de Deus e sua Justiça». (Jesus, 25 de abril de 1969, conforme se lá na página 4 do livro Preghiamo insieme).


«Meus filhos, se desejarem ser libertados dos ataques de satanás, a melhor maneira de

fazê-lo é trazer sobre o peito o divino Rosto do Meu Filho». (Nossa Senhora sobre o Escapulário ou a Medalha da Sagrada Face de Jesus).


Promessas de Jesus aos devotos da Sagrada Face (Promessas de Jesus reveladas à Santa Matilde, à Santa Gertrudes, à Irmã Pierina e à Irmã Maria de São Pedro):


1. «Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi, nada vos será negado»;


2. «Nenhum daquele que honrar Minha Face será separado de Mim»;


3.«Os devotos da Sagrada Face receberão, pela contemplação de Minha natureza humana, um vivo resplendor da Minha Divindade, e serão esclarecidos no fundo de suas almas»;


4. «Do mesmo modo que procurardes reparar a Minha Face desfigurada pelos pecadores,

assim Eu cuidarei de vossa alma, tornando-a tão bela como era ao sair das fontes batismais»;


5. «Esta Face como um selo de Divindade, pois tem o poder de imprimir nas almas que a Ela

se dedica, contrição tão perfeita, que mesmo os seus pecados serão transformados, diante de Mim, em joias de ouro precioso»;


6. «Venerando a Minha Santa Face, em espírito de expiação, serão para Mim tão gratos como santa Verônica. Farão uma generosidade igual a dela e Eu gravarei os Meus traços divinos em suas almas»;


7. «Oferecendo a Minha Santa Face a Meu Pai, apaziguarão a Minha cólera divina e obterão a conversão dos pecadores, como se fosse uma moeda celestial». «Eles farão milagres pela Minha Santa Face. Iluminá-los-ei com a Minha luz, rodeá-los-ei com o Meu amor e fá-los-ei perseverantes no bem»;


8. «Eu serei o defensor, perante Meu Pai, de todos aqueles que por palavras, escritos ou

orações defenderem a Minha causa nesta obra de reparação. Na hora da morte purificarei a face de suas almas de todas as manchas de pecado e lhes devolverei a sua formosura original»;


9. «Eu garantirei aos devotos contrição tão perfeita que seus pecados serão transformados

diante de Mim em joias de precioso ouro. Nenhum deles serão afastados de Mim. Na oferenda de Minha Face ao Pai, eles terão acalmado Sua cólera e eles vão adquirir como com moeda celestial, o perdão por seus pecados». «Eu abrirei Minha boca para pedir ao Pai para garantir todas as preces que eles Me apresentarem»;


10. «Vou iluminá-los com Minha luz, e vou consumi-los com Meu amor. Eu lhes darei frutos de boas obras. Eles vão, como a piedosa Verônica, enxugar a Minha adorável Face ultrajada pelo pecado, e Eu vou imprimir Minha Divina Fisionomia em suas almas. Em suas mortes, vou renovar neles a imagem de Deus, apagada pelo pecado. Semelhante à Minha Face, eles brilharão mais do que muitos outros na vida eterna e o brilho da Minha Face vai enchê-los de prazer».



Orações para serem feitas todos os dias (a pedido de Jesus):


Orações para que a devoção à Sagrada Face seja mais propagada e difundida no mundo:


Rezar 3 Pai-Nossos, 1 Ave-Maria e 1 Glória para que a devoção à Sagrada Face seja cada vez

mais propagada e difundida no mundo. Esta oração é um pedido de Jesus e é para ser feita de noite e contemplando a Sua Sagrada Face: O Terço da Sagrada Face, seguida da Consagração à Sagrada Face, a Ladainha da Sagrada Face e a Oração de Bênção Litúrgica (Contida em Números 6, 22-26); Recitar a Oração do Oferecimento da Sagrada Face ao Eterno Pai, fazer Adoração à Sagrada Face, rezar a Via-Sacra da Sagrada Face (Todas as Sextas-feiras) e rezar a Novena à Sagrada Face todas as primeiras terças-feiras de cada mês.

Deve-se rezar também a oração de desagravo à Sagrada Face e a oração de Contemplação da Sagrada Face de Jesus.


Tenhamos Imagens da Sagrada Face de Jesus em nossos lares e abençoadas por um Sacerdote para melhor podermos contemplá-las e repará-las como nos pede Nosso Senhor no texto acima.

Não se podendo ir à Igreja para a Adoração ao Santíssimo Sacramento, dirijamo-nos à Sua Sagrada Face e recitemos as Orações pedidas por nosso Amado Jesus.

Vamos colaborar por amor com o esposo das nossas almas e salvar muitas almas com essas práticas de Devoção que está ao nosso alcance e conhecimento.

Amemos mais o Amor que é Jesus e nesse Amor, desagravemos o Seu coração e divulguemos essa Devoção para a formação de novos apóstolos da Sagrada Face de Jesus.


Finalização de Claudia Pimentel dos Conteúdos Católicos





336 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page